Acervo Espaço Húmus e Fundação Marcos Amaro

IMG_1833

 

A arte é uma artéria de conexão entre pessoas. É fundamental que os espaços que possuem um acervo de obras de arte mantenham as suas portas abertas – pois a arte é também uma porta aberta, uma janela e uma ponte.

É com o intuito de continuar o trabalho de fomentação à arte, a cultura e a beleza das relações que nascem dessas áreas intrínsecas, que o Espaço Húmus e a Fundação Marcos Amaro te convidam a visitar o Acervo da FMA.

IMG_1836

 

É um acervo de afeto. Ele nasceu da necessidade proeminente de se adquirir, se admirar e incentivar a produção artística. Quando uma obra de arte é adquirida, ela faz girar uma roda de relações que fortalece tanto o artista quanto o comprador. E o visitante do espaço complementa esse ciclo, absorvendo da arte e de toda a sua subjetividade.

O Espaço Húmus e a Fundação Marcos Amaro tem bastante fé no papel desenvolvedor da arte, como ferramenta de questionamento de estruturas e também do aprofundamento na subjetividade humana. E fazemos então, mais uma vez, o convite: Venha nos conhecer, conhecer o nosso acervo, e estreitar cada vez mais essas relações que a nós são caras e muito preciosas.

Abaixo, uma minibiografia dos artistas que fazem parte deste acervo:

Rubens Espírito Santo é artista plástico e pensador da filosofia da arte. Seu ateliê, no centro de São Paulo, é espaço prolífero para se pensar a arte como ferramenta de educação e transformação. É uma universidade do livre pensar, que visa transformar o ser humano através das relações artísticas.

IMG_1844

 

Gabi Celan foi uma das alunas de Rubens Espírito Santo. Constrói esculturas multiplicas com objetos do cotidiano, questionando a linguagem do que é escultura e como se apropriar de coisas.

IMG_1906

 

Jean Michel Basquiat (1960-1988) foi um artista americano que deixou em polvorosa as noções de pintura neo-expressionista. Em toda a jambalaia de sua pintura, o caos é reinado pela figura do negro, seu enobrecimento e sua luta cotidiana.

IMG_1814

 

Roy Lichtenstein (1923-1997) revolucionou a arte pop, transformando grandes clichês de histórias de quadrinho em críticas ferrenhas a cultura de massa americana. Seu trabalho abusava de cor e de drama para dar rostos e frases à modernidade.

Robert Rauschenberg (1925-1928) foi um artista de rupturas; acreditava que os objetos tinham mais valor que as ideias, por isso neles trabalhava incessante. Sua junção de objetos para formar “coisas” esculturas convidava o olhar do espectador para que ele encontrasse seus próprios significados.

IMG_1853

 

Marcos Amaro é artista e idealizador dos projetos Espaço Húmus, Fundação Marcos Amaro e Galpão IV. O seu trabalho tem profunda relação com o caráter enriquecedor da arte e sua capacidade de mudar o ser humano.

IMG_1810

 

NegaHamburguer é a personagem ilustrada por Evelyn Queiroz. Com um traço pop e uma mensagem forte de militância feminista, Negahamburguer é a personificação da luta da mulher pelo pertencimento de seu corpo e pelo direito de ser bela de qualquer modo.

Miró (1893 – 1983) foi um pintor da abstração. Suas pinturas e esculturas surrealistas eram carregadas de frescor e inventividade. Em traços leves, Miró definia outros mundos em seus quadros.

IMG_1834

 

Marina Rheingantz trabalha em telas de grande formato a reconstrução de paisagens por meio da memória. Os jogos de textura conferem a cada obra uma intensa noção de distância e de relevos.

 

As visitas podem ser agendadas pelo tefelone 11 3061-9312 ou via formulário de contato.

 

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

bixiga_yt_thumb2