Cai Guo-Qiang, Da Vincis do Povo

Quando pequeno, o artista chinês Cai Guo-Qiang tinha um sonho recorrente: Ele se imaginava na Praça da Paz Celestial, na China, assistindo sozinho a uma exibição de fogos de artifício. Na exposição “Da Vincis do Povo”, que ocorreu no CCBB do dia 20 de abril até 26 de junho de 2013 estende-se um lençol de sonhos por entre o vácuo do prédio clássico um de seus painéis feitos com pólvora. “Pássaros e Flores do Brasil” tem na efervescência do processo de explosão uma representação da fauna e flora do país. “Aqui no Brasil, achei que a pólvora fosse o meio mais perfeito para expressar a energia selvagem do Carnaval”, disse o artista à Folha de S. Paulo.

O nome da exposição faz alusão a busca que o artista empreendeu por entre locais esquecidos na China. Em um país onde a economia e a tecnologia crescem aceleradas e ocorre um êxodo rural para as capitais, Cai Guo-Qiang procurou a engenhosidade de camponeses e sua incrível capacidade de criação. Delicados robôs feitos de sucata e aviões coloridos fixados entre os prédios são alguns dos exemplos dessa arte de apropriação.

A obra do artista vai na contramão da polêmica causada por seu contemporâneo, Ai Wei Wei – Cai Guo-Qiang foi responsável pelos fogos de artifício das Olimpíadas de Pequim. Ele é um sutil manipulador da experiência da exposição, e o espectador é levado pelas instalações e pelos painéis gigantes a um universo de descobrimento, além de valores políticos e religiosos. O viés cósmico da construção e destruição é materializado em obras dotadas de movimento e de interação.

O trabalho de Cai Guo-Qiang repousa entre as tênues – e coloridas – linhas que separam arte moderna e tradicional de seu país, bem como as fronteiras convencionadas entre cultura ocidental e oriental.

 

Trilha Sonora: Kučka – Chinatown

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

marceloamorim_yt_thumb2