Casa do Povo

A Casa do Povo é monumento vivo onde a memória do passado serve como base para construção do futuro. Sua história começou em 1953 no Bom Retiro quando foi inaugurada em homenagem aos mortos nos campos de concentração nazistas.

Ao longo dos primeiros anos a casa foi acolhendo projetos como o jornal Nossa Voz, a escola Scholem Aleichem, e o Teatro TAIB.

9C5A0177

A partir de 1964, quando o regime militar foi instaurado, os projetos acabaram sofrendo perseguição devido ao posicionamento político de esquerda.

O jornal Nossa Voz divulgava as atividades da casa e fazia críticas ao governo; acabou sendo fechado. A escola Scholem Aleichem acolheu filhos de perseguidos políticos, muitos estudavam com nomes falsos com o consentimento dos diretores e o Teatro TAIB acolheu muitas peças de vanguarda.

9C5A0242

Hoje a casa continua fazendo experimentações culturais e acolhendo projetos, entre eles: o coletivo Ocupeacidade, o “LOTE# e a Voodoohop.
A residência artística LOTE#, iniciativa do dançarino e coreógrafo Christian Duarte, é um ambiente de criação e experimentação em dança que tem por princípio estimular práticas de trabalho compartilhado e promover cruzamentos com outros artistas em ações que possam contribuir para a construção de um espaço de estudo permeável.

9C5A0259
Entre colagens e lambe-lambes, o coletivo Ocupeacidade preenche as ruas de São Paulo com intervenções artísticas que nos fazem pensar em mobilidade urbana e na especulação imobiliária enquanto a Voodoohop organiza festas liberais, muitas delas no Centro de São Paulo.

9C5A0180

 

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

alafia_yt_thumb3