Renata De Bonis – Suíte

10421221_805254689512989_4114277769667550188_n

Em rota contrária à verbosidade das cidades e suas narrativas espetaculares, o trabalho de Renata De Bonis tem se desenvolvido por meio de um rebaixamento de expectativas. Com vocação para o ermo e o trato naturalista comum ao geólogo para com as coisas, o que encontramos em sua obra são as qualidades reservadas ao exercício do retiro e a capacidade de devolver às paisagens e detalhes insignificantes toda sua potencialidade.

A partir de dois gestos que exploram com novo ímpeto sua conhecida verve, “Suíte” nasce sob o signo do silêncio. O primeiro se vale de uma apropriação literal, que materializa o vocábulo para servir a uma grande instalação no topo da casa, em um jogo de linguagem que ventila mais de uma possibilidade semântica. O segundo  intervém de forma a subtrair conteúdo arquitetônico, e opera um corte no que tomamos como certo e fundamental ao abrir no piso de um quarto desconcertante angulação. Na fenda que abre dessas marcações verticalmente opostas, surgem os outros trabalhos que compõem a mostra.

Se das ações que lhe dão forma já releva-se o seu elã negativo, deixa claro desde o princípio o tento de pensar contra si mesma. Essa tensão nos arremessa num embate indissolúvel entre o inoportuno de vir ao mundo e a tentação de existir.  Como única peça dividida em diferentes partes – tudo à disposição de uma nomenclatura genérica – a suíte de Renata pode ser a da conotação da música, do ambiente doméstico ou da geologia. De toda forma, trata-se de uma incursão – fruto de quase um ano de frequência no lugar – cujos desdobramentos apontam sempre para a vacuidade em detrimento da possibilidade única do discurso apalavrado; e que afirma que o que lhe é possível dizer será sempre menos importante do que o que cala; do que suas profundidades silenciosas.

Renata De Bonis – Suíte
Onde: Coletor
Rua Tatuí 94 – Jardim Paulista
Quando: 12 a 29 de Novembro
Quarta a sábado, das 12h às 18h

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

marceloamorim_yt_thumb2