Exposição Bruno Palazzo no Coletor

O mestre John Cage dizia amar os sons pelo o que são, sem tirar nem pôr. Seja o choro agudo do violino, a dureza do pneu contra o asfalto ou o miado do gato na janela. O ouvido está muito adestrado a separar o que é música e o que é barulho. Tem que ser desensinado, tem que absorver como esponja a poética do ruído. A beleza do som é que se pode fazê-los a todo tempo.

Cover Facebook

Bruno Palazzo é cigarra urbana, atento aos sons que dispensamos sem pensar duas vezes com um fone de ouvido. Ele compreende que o som é mais do que um sentido único e marmorizado, e que pertence tanto as orelhas quanto a pele que freme a passagem do avião ou ao gosto de mato que invade a boca quando o passarinho pousa na janela. É compreendendo o som de maneira ampla, atirando-o como proposta não linear, que o artista construiu a exposição Som Sobre Nada, no Espaço Coletor.

Bruno-Palazzo-Som-sobre-nada10
A mostra explora os cantos da casa que abriga o Espaço Coletor. O nada na verdade é tudo, regurgita e aprimora o som ambiente, especialmente despercebido, para os cômodos e nas instalações. As experiências brincam com o quanto estamos acostumados com o som. Na instalação Coletor de Presença, por exemplo, os sons captados de fora são transmitidos na cozinha.

Cover video

A casa onde a exposição acontece está fadada ao desaparecimento. Os idealizadores do espaço, Fernando Ticoulat e Germano Dushá, entendem que a demolição da casa, prevista para o ano que vem, exerce uma energia direta sobre a produção cultural que acontece no espaço. É um diálogo com a cidade, com a urbanização relâmpago e sem planejamento, e também com as ideias de pertencer e esvanecer.

Cover video 2

 

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

bixiga_yt_thumb2