A oficina mecânica imaginável ficou vazia. Ficou para trás também a incerteza, pois ser escritor é acreditar que escreve gera ação. Se não for assim, não escreva. Quem escreve o faz com a esperança reluzente de que um dia a lombada de seu livro chame a atenção de uma menina numa biblioteca, e que, ao abrir das páginas, ela descubra que as coisas são bem maiores, que o mundo é um colosso.

Luiz Ruffato é sempre corajoso; quando começa a entrevista dizendo que não se sente pertencido a nenhum lugar, não teve fibra diferente daquela na Feira do Livro de Frankfurt, num discurso inflamado sobre a dificuldade de ser escritor no Brasil. Acreditar no poder transformador da literatura, em um país que acredita muito pouco, é sempre um ato de bravura.

E num país de raízes tão difusas, Luiz também não teme dizer que foi justamente sua inconstância, o fato de ter nascido em um lugar, com família em outro, num descompassado deslocamento, que influenciou magistralmente sua escrita. Falar sobre a falta de raízes é tocar na superfície de um lugar que tem dificuldades em se identificar. Meio como ele, que só foi achar-se numa biblioteca.

O autor do livro eles eram muito cavalos e da série Inferno Provisório usa a palavra utopia para descrever seu sentimento com relação ao poder dos livros. Utopia de embarcar, mesmo. Uma das que valem a pena, das mãos cheias de páginas, da boca cheia de palavras.

—-

A websérie Tão Longe, Tão Perto acompanha o estudo e a pré-produção do filme documentário Largou As Botas e Mergulhou No Céu, que será rodado no próximo verão. A proposta da série é trazer experiências e ideias de gente que trabalha diante das questões sociais, políticas e culturais brasileiras, seja da antropologia ao cinema, do debate acadêmico ao das ruas.

O leque de entrevistados – cada um dos episódios traz uma conversa sob a mesma estética de enquadramento e linguagem – passa por literatura, música, cinema, televisão, arquitetura, design, sociologia etc., para, a partir da área de atuação do personagem, levantar os principais temas, questões e aflições da contemporaneidade.

De forma geral, Tão Longe, Tão Perto visita os trabalhos e divagações dos entrevistados para construir um raciocínio sobre a nossa sociedade atual. Da série, que começa a ser publicada no mês de outubro no Espaço Húmus, a equipe vai absorvendo o engajamento teórico para contar no documentário Largou As Botas e Mergulhou No Céu histórias comuns aos brasileiros, objeto de pesquisa e criação dos entrevistados deste momento de estudo.

Passada a série, o documentário tentará mostrar na prática todos esses contrastes, inquietações e particularidades da população brasileira por mais de dois meses de viagem, de dezembro até o Carnaval, tendo como área de abordagem o sertão e o litoral nordestinos – o Nordeste é a região escolhida para o projeto, ainda que não se trate de um trabalho com foco regional ou limitação geográfica. — A equipe é formada por Bruno Graziano, Paulo Silva Jr., Raoni Gruber – trio que realizou o documentário O Acre Existe (estreia no Canal Brasil em 28 de outubro) – e Cauê Gruber.

A websérie Tão Longe, Tão Perto estreia em outubro e terá 10 episódios entre as semanas que antecedem a viagem a o período da própria produção do documentário. O filme Largou As Botas e Mergulhou No Céu será produzido entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015 e tem previsão de lançamento no segundo semestre de 2015.

<<< Confira todos os vídeo da série aqui. >>>

 

—-

Facebook do filme Largou As Botas e Mergulhou No Céu

Site da produtora Controle Remoto Filmes

Site do filme O Acre Existe

 

 

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

alafia_yt_thumb3