People Versus Places

 

A câmera nas mãos dos fotógrafos Timothy Burkhart e Stephanie Bassos é batata quente. A brincadeira é uma só, brincadeira com negativos, brincadeira com percepção de lugares e permanências: A fotógrafa Stephanie tira foto de pessoas e passa a bola para Timothy. Ele então reutiliza o mesmo rolo para fotografar paisagens. O resultado da dupla exposição é uma terra de fantasmas confortáveis e flutuantes, inegavelmente vivos.

Timothy é um farejador de geografias. É nas linhas e nas curvas da arquitetura, seja ela criada por mãos humanas ou por forças naturais, que o artista propõe um recorte delicado de lugares de pouca observação. O vazio de clareiras no meio da floresta é preenchido por uma árvore cortada, ou uma luz por entre a névoa parece a vinda de um disco voador.

Já Stephanie aponta sua lente para as pessoas e as desnuda. Não no sentido físico da roupa caída, mas sim de poder de enxergar por debaixo da pele e dos cachos no ombro. Como flores, homens e mulheres desabrocham. Fumar, dançar dentro da água, repousar num sofá. Os estados suaves do corpo entregues a uma languidez de um denso tempo fotográfico.

Quando as paisagens e essas flores pessoas se juntam, a simbiose é uma epifania da liberdade de criar e de permitir-se . Na câmera que dança independente nas mãos dos fotógrafos, o controle é muito mais dos negativos que se tocam. Os erros são muitos, poucas fotos se salvam, o que torna o processo bastante lento, mas também uma gratificante surpresa quando dá certo.

Embora o nome do projeto utilize a palavra versus, as fotos são muito mais um tango do que um combate, uma lenta dança entre paisagens e pessoas que nunca estiveram lá. Fantasmas muito vivos, cheios de graças, livres para zanzar por nossa imaginação.

 

Tags, , ,

  • Octaviano Moniz Barreto Netto

    Mulheresposando.cozendu-cozinhando.piscinascomnadadores.avidospor um voo suave,doce,imagem -reflexo-espelho.O inconsciente do consciente.E mais mulheres nadando ,flash,flash,flash.Gozo lacaniano/cores primarias/secundarias,a busca do sentido.O real.Existe.Não existe.Copias fajutas de altares de Deuses mortos.Buda chora.Não vamos desistir do Brasil?Que Brasil?A luz apagou e fotogrfar só em preto e branco.Nas esferas.Quadrilateros nervosos.Algebra linear.A mulher sorri para mim.Esta na praia com seu gato.Hockney.H20.Milhares de fios a dar choques , e gosto.aci-dez.Faz nexo?10.9.8.7.6.5.4.3,2.1.Fire.Deu xabu.com ch.Aqui e agora.Ela sorri de novo…