Ralph Gibson & Larry Clark – Amizade, fotos e filmes no MIS

A amizade estreita entre Ralph Gibson e Larry Clark é uma das mais prolíficas no meio da fotografia contemporânea. Entre seus pontos em comum, o apreço pela fotografia minimalista, a opção de não se tratar a imagem e também o direcionamento para sua impressão final em livro. Obras dos dois fotógrafos estão expostas no MIS — Museu de Imagem e Som de São Paulo, na exposição “Ralph Gibson & Larry Clark — Amizade, Fotos e Filmes”.

Os artistas gostam de se referir aos seus trabalhos como o dia e a noite. Ralph Gibson especializou-se em fotografia de subtração: não há nada de dispensável em seus nus e detalhes, embebidos em uma luz hermeticamente calculada. A busca pela beleza das curvas femininas é um ponto recorrente em sua produção.

Já Larry Clark é o fotógrafo do marginal e do íntimo, embora também não fuja da fotografia de princípios reducionistas. Sua conhecida obra Tulsa (1971), retrata com crueza a adolescência da cidade homônima, localizada em Oklahoma, nos EUA. Jovens em frenesi sexual e alucinógeno são fotografados sem pudor e com simpatia, em um campo onde o fotografo sentia-se à vontade e podia tirar máximo proveito da intimidade que possuía com os modelos, seus amigos.

Desde que viabilizaram suas obras em meados dos anos 1980, imprimindo de forma independente suas fotos e livros, os artistas ainda se encontram em produção alucinada. Cineasta premiado, Larry Clark lançou em 2012 Marfa Girl, de modo autônomo em seu website. Ralph Gibson colaborou com o músico Lou Reed no filme Red Shirley (2010), além de ser um exímio violonista. Ambos os artistas tem seu acervo de fotografia em museus como o MoMA — The Museum of Modern Arte e o Internacional Center of Photography.

A mostra conta com uma vasta seleção de obras, exibindo tanto a trajetória paralela dos fotógrafos, como suas semelhanças e diferenças em vida e obra.

A exposição fica em cartaz no MIS de 27 de junho até 25 de agosto de 2013. Funciona de terças a sextas, das 12 às 21h; sábados, domingos e feriados, das 11 às 20h. Os ingressos custam R$ 3,00 (meia) e R$6,00 (inteira).

http://www.mis-sp.org.br/

Trilha Sonora: East End Dubs – Little Helper

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

alafia_yt_thumb3