Atirar-se no mundo. Atirar-se no mundo como mulher, apreender com os olhos, o que é ser mulher na vastidão do outro lado do oceano ou na outra ponta do país. Eliza Capai carrega nas costas uma mochila pesada, mas tem os pés muitos leves. Essa habilidade de transmigrar e entender é dos pássaros, mas é também dos documentaristas.

E Eliza é uma documentarista que volta sua câmera para as mulheres. Esse seu processo de identificação começou quando fez uma viagem de 9 meses do Panamá até Nova York. A escolha da rota, que é o caminho usual para migração de mulheres, fortaleceu a vontade do encontro. De tentar entender quais as diferenças e semelhanças entre essa mulher ferina que tem a câmera e a curiosidade, e toda a imensidão das outras mulheres, que tem experiências extremamente diversas, que sabem e ensinam tanto.

Desses encontros nasceram trabalhos como Tão Longe é Aqui (2013), em que Eliza conta em forma de carta para uma filha que não nasceu sua odisseia filmográfica pelas tantas Áfricas. O filme Severinas investiga o curioso processo de inversão do papel de líder da família na cidade de Guaribas, no Piauí. Por conta do Bolsa Família, as mulheres assumiram as contas e as rédeas do lar e estão transformando a estrutura machista em seu entorno.

As diferenças não fazem abismos, ou ao menos, não deveriam fazer. Nos filmes de Eliza Capai, vejo pontes tecidas de afeto, um lugar de encontro entre a mulher que se é e a mulher subitamente aproximada, e, se não entendida, amada pelo o que parece e difere.

Mais sobre Eliza Capai aqui: elizacapai.org

Confira outros vídeos da nossa Série Feminismo aqui.

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

marceloamorim_yt_thumb2