Yayoi Kusama – Obsessão Infinita

Quando Alice cai pelo túnel interminável que começa na toca do coelho e termina no País das Maravilhas, ela cai por muito tempo. Ela se pergunta se a queda a levará para o outro lado da Terra, se será para a Austrália ou Nova Zelândia; talvez se houvesse uma curva ou um atalho, Alice não pousasse no país de flores falantes e coelhos atrasados. Talvez o atalho a levasse para o mundo de Yayoi Kusama, uma Alice ela própria, obcecada não por emergir de um país imaginário, mas criar e viver nele.

Yayoi Kusama Nesse mundo de Alices que são e Alices que se inventam, temos a nossa. Uma Alice desbravadora, munida de um capacete com uma câmera e um desejo de apreender tudo com suas mãos pequenas. O Espaço Húmus levou Alice de Menezes Toscani para a exposição Obsessão Infinita, da artista japonesa Yayoi Kusama.

Foi aberta então a toca do coelho. Não sei se Yayoi Kusama é mais Alice ou mais Rainha das Copas – ela reina um mundo muito próprio e distinto, povoado pela insana obsessão com formatos circulares e pela multiplicação. O filme Kusama’s Self-Obliteration exemplifica muito bem a epifania mental da artista. De longos cabelos negros, um jeito de imperatriz rebelde, ela ataca tudo: um cavalo, o gato, o tronco das árvores, o corpo dos outros e o próprio. Que distante é essa obsessão da Rainha de Copas, que queria que todas as suas flores fossem vermelhas? A Alice que conhece a Yayoi pela primeira vez está muito mais interessada no que pode mexer.

O vídeo é uma imersão nesse encontro entre dois mundos: a da artista que cria o mundo e da criança que engole esse mundo, na corrida desenfreada para saber mais e num Uau sussurrado de vislumbre. Que bonita a liberdade da infância de fazer as perguntas mais óbvias mas justamente as que temos mais vontade de fazer: é de mexer, por que ela fez isso, é uma festa?

Seja então você Alice também; se perca numa exposição, experimenta-a com a animação com quem você já entrou numa piscina de bolinhas. Experimente estar dentro da toca e não querer sair mais.

Yayoi Kusama – Obsessão Infinita até 27 de julho
Instituto Tomie Ohtake Rua Coropés, 88 – Pinheiros
Telefone: (11) 2245-1900  

PATROCÍNIO

logo-absurda

BLOG

Autores convidados partilham seus textos e suas opiniões, num espaço fecundo de liberdade e de leitura. Venha ler, venha escrever!

SOUNDCLOUD

As músicas que embalam nossos vídeos também podem te embalar durante seu passeio pelo nosso site e em qualquer lugar!

jabutibumba_site_thumb

FACEBOOK

Já curtiu a nossa página no facebook? Quer saber que amigo seu já curtiu? Tudo que nosso site pode aparecer no seu feed de notícias, é só curtir!

YOUTUBE

Assine nosso canal e receba o nosso conteúdo novo!

marceloamorim_yt_thumb2